Viver 121 anos. Por quê esse objetivo exato?

Você, que chegou até aqui pode estar desejando me perguntar: mas Fray, por que viver tanto assim, 121 anos? Vou explicar neste texto...

Mulher olhando para o horizonte com sol - viver 121 anos
viver 121 anos - foto: Freepik

Por que quero viver até 121 anos?

Há muito tempo que almejo viver pelo menos 100 anos... Amo a vida, ainda pretendo conhecer o mundo todo, fazer caridade e espalhar amor por onde eu for. Mas pensei: viver até 100 ou 101, 102 ou 103, pode significar que quando eu estiver batendo à porta da vida centenária eu já não esteja gozando de praticamente nenhuma saúde (rsrs). 

Foi então que pensei: QUERO CHEGAR AOS 100 COM SAÚDE! E de repente me veio, vou ter boa saúde até pelo menos os 120 anos e estarei pronta para partir aos 121 anos. Então essa virou a minha meta. [acompanhe aqui no blog e lá no Instagram: @meta121anos].

Como pretendo chegar aos 121 anos?

Sempre gostei de me alimentar muito bem. Quando vou à restaurantes à quilo, coloco no prato alimentos saudáveis. Se bem que pra mim é fácil, pois gosto muito de legumes, verduras e frutas (por aqui e no instagram vou te ensinar a apreciar tais sabores também)

Atualmente, no Brasil, a expectativa de vida é de aproximadamente 76,4 anos -- segundo o IBGE e divulgado pela Agência Brasil em agosto de 2024. [comente em que ano você está lendo este texto] 

Já de acordo com a ONU, a expectativa de vida mundial deverá ser de aproximadamente 77,4 anos por volta de 2054.


Ou seja, daqui a 30 anos, o mundo todo só verá aumentar a chance [média] de chegar aos 77,4 anos. 

Bom, não creio que eu tenha mais conhecimento do que a ONU, mas acho que a expectativa será bem maior, beirando os 100 anos. 

Mas por quê? Há dados que corroboram com o meu raciocínio, como o que foi publicado em uma matéria da revista Piauí, que mostra que de 1987 até 2019 o brasileiro teve a expectativa aumentada em 11 anos, ou seja, em 32 anos. 

Se voltarmos para os 77,4 anos previstos pela ONU, a expectativa (se tomássemos como base o Brasil, por exemplo), só aumentaria um ano em 30? Acho pouco provável, meus caros colegas centenários.

Dito [ops, escrito] isso, se em 30 anos elevarmos mais 11 anos em nossa expectativa de vida, em 2054 poderemos alcançar a média de 86,4 anos. 

É claro que são suposições, afinal, há vários fatores envolvidos, tanto positivos quanto negativos, como o aquecimento global (negativo) e a maior adesão com os cuidados com a saúde (positivo). Sem contar que a medicina caminha a passos largos.

Obviamente, é preciso pontuar, que as classes menos favorecidas fazem essa média diminuir e as classes mais altas, puxam a média para cima, por terem mais acesso aos cuidados com a saúde, à alimentação adequada, à saúde mental etc.

Curiosidade sobre expectativa de vida!

Você sabia que o aumento da expectativa de vida é diretamente relacionado à queda da possibilidade de um recém-nascido não completar um ano de vida? 

Espero que você tenha gostado do texto. Nos vemos no próximo post (1 por semana) e lá no Instagram!

Siga: @meta121anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comer salsicha x ter boa saúde!