Comer salsicha x ter boa saúde!
Hoje senti uma baita vontade de comer salsicha com a macarronada al sugo que sobrou de ontem [feita com massa integral grano duro - mais saudável - e tomates in natura (em vez de molho pronto)].
![]() |
macarrão com salsicha |
Pra minha sorte (ou não) eu tinha salsinha no freezer. 😁🤪🤔
Foi então que eu me lembrei da minha meta: viver 121 anos. Então, antes de enfiar o embutido goela a baixo fui pesquisar sobre o ingrediente no Google: mas afinal, do que é feita a salsicha?
Não vou me estender muito aqui, mas vou deixar os links mais interessantes (e verossímeis).
Do que é feita a salsicha?
Há alguns anos, a minha sobrinha fez um trabalho escolar em que dizia que a salsicha tinha componentes inusitados como papelão. Ela, inclusive, ficou um bom tempo sem comer salsicha.
Hoje (20/01/2024), vi que não é bem assim (ou não é mais assim). Contudo, embora não haja papel na salsicha, a maioria dos seus ingredientes não são lá muito saudáveis não são nada saudáveis.
Oras, basta eu dizer (escrever) que apenas 55% da salsicha é feita de uma mistura de carne suína e de frango. Ler matéria do Terra.
Entre corantes, espessantes, muito nitrito (que dá a cor rosada à salsicha e é famoso por ser cancerígeno e outros ingredientes, compõem nada mais nada menos que 45% da salsicha.¹ Muito não é mesmo?
Além disso, a parte feita de carne contém as partes não nobres dos animais, o que abre uma margem extensa de possibilidades como unhas, pelos etc. Além disso, a carne também passa pelo processo de defumação, o que também pode ser prejudicial à saúde.
Por que comer salsicha faz mal à saúde?
Se você chegou até aqui já deve ter imaginado que a salsicha faz mesmo mal à saúde, afinal, você sabe que todo embutido é prejudicial ao nosso corpo.
Vamos entender os motivos?
Salsicha e câncer de intestino
A salsicha pode causar câncer de intestino porque é um produto defumado e as substâncias presentes na fumaça do processo de defumação -- os conservantes como os nitritos, nitratos e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos -- irritam a parede do intestino e causam pequenas lesões nas células intestinais. As lesões pode causar alteração no DNA das células, causando o câncer.²
E convém moderar o consumo diariamente mesmo, pois comer apenas aproximadamente 50 g de embutidos (1 salsicha ou 2 fatias de presunto) diariamente, já eleva as chances de desenvolver câncer no intestino.
Salsicha e problemas cardiovasculares
A salsicha tem alta concentração de sódio e gordura saturada. Duas salsichas (100 g) contém 976 mg de sódio e praticamente 6 mg de gordura saturada.
Para efeito de comparação do quanto essa quantidade é elevada, a quantidade recomendada de sódio pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de menos de 2 g.
As gorduras saturadas e o excesso de sódio estão relacionados à pressão alta (hipertensão arterial) e ao colesterol. Tudo isso junto eleva o risco de doenças cardíacas, das veias e artérias, incluindo o AVC.³
Após tudo isso, tomei uma decisão: vou diminuir drasticamente meu consumo de salsichas. Agora, [quase hora de eu almoçar] vou comer apenas uma. Já quando for degustar um cachorro quente, vou comer um somente. Além disso, vou privilegiar marcas de salsichas Premium e tipo alemã.
Além disso, vou consumir a salsicha com vegetais e cereais integrais ricos em fibras. Quem sabe algum fabricante de pão de cachorro quente desenvolve um pão integral?
E você? Come salsicha? Quero saber. Deixe um comentário abaixo!
O blog viver 121 anos está no Instagram como: @meta121anos
Referências:
¹: "O que são nitratos e quando devemos evitá-los por fazer mal à saúde? - BBC News Brasil"
BBC News Brasil URL: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cw55lq77lw2o Credibility: nest_heat_link_e Credible.
²: "Comer salsicha, linguiça e bacon pode causar câncer (entenda por quê)"
Zanin, Tatiana. Nutricionista. Tua Saúde URL:https://www.tuasaude.com/alimentos-cancerigenos/
³: Salsicha: Quais são os perigos do alimento? Ciência e Saúde Publisher: Correio Braziliense. Ano: 2024. URL: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/11/6999900-salsicha-quais-sao-os-perigos-do-alimento.html
Comentários
Postar um comentário